segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Taking me by the hand


Arrancar com os textos fazendo referência a um morto não pode ser um bom presságio mas, afinal, David Bowie nunca foi um bom presságio. Bowie foi o mainstream do underground, o que nos levou mais fundo do que nunca sem que o sentíssemos verdadeiramente na pele mas estávamos lá. Estive lá e quase nem me apercebi.

Quando em 90 entrava no Estádio de Alvalade o imaginário tomava conta do corpo, Demasiado pequeno para dividir realidades, via-me próximo de assistir à reencarnação de Ziggy, à aparição de Major Tom, em exacta réplica de um qualquer concerto em Berlim, na altura, meca do alternativo representado e apresentado por Bowie. Alvalade foi desilução, pelo menos do que dele me recordo, já que, tal como em Berlim, Stardust apenas aparecia a quem já não o veria, talvez, sonharia, triparia. Mas ele, Bowie , esteve lá, existia.

Já antes nos fizera companhia, na pequena discoteca de centro comercial onde Reininho lambia o ressuado dos canos ao som de Iggy, com a batida de New Order, ou o embalo de Sioux and The Banshees. Por lá, Bowie estava imortalizado na parede, não havia outro. Na pequena discoteca de centro comercial, fomos ao fundo, ao mais fundo que os nossos pequenos corpos deixaram e Bowie levou-nos pela mão.

À magnificiência camaleónica foi permitida a passeata pelos 80's, uma espécie de regresso à tona para respirar ar puro, recuperar do rarefeiro e preparar um novo mergulho, entre os The Wire e o Blackstar, Bowie manteve-se rastejando no experimentalismo inovador de quem calçou luvas brancas e red shoes, aturou Jager e Turner, tentando a normalidade mas mas acabou a fazer amor com Pop, Iggy Pop, e a comer as entranhas de Lazarus. Era mais forte do que ele.

"Look up here, I'm in heaven
I've got scars that can't be seen
I've got drama, can't be stolen
Everybody knows me now

Look up here, man, I'm in danger
I've got nothing left to lose

I'm so high, it makes my brain whirl..."

(David Bowie's Lazarus)




1 comentário:

  1. um dia tenho a gravação desse dia em Alvalade, ele sabia que o público não chegou a aquecer, mas estava lá.

    ResponderEliminar