quinta-feira, 10 de março de 2016

Morrisey pode concorrer nas autárquicas

A "London’s Animal Welfare Party" convidou o antigo vocalista dos Smiths para ser o candidato à presidência da Câmara deste movimento.
 

Morrisey pode baixar as calças à Raínha mas ao Presidente da Câmara talvez não. De acordo com um post recente do "True to You" (um site de fans várias vezes utilizado como oficial), o antigo vocalista dos Smiths terá sido "convidado para ser o candidato à Câmara de Londres do movimento 'Animal Welfare Party' nas autárquicas deste ano". E se ele conseguir as 330 assinaturas esta é uma oferta que Morrisey está a encarar de forma bastante séria.

"Tem de haver uma voz oficial que denuncie uma sociedade infernal, arcaica e injusta como são tratados os animais no Reino Unido, apenas porque não têm voz. Por outro lado, há milhares de cidadãos muito preocupados com o tema mas que não conseguem fazer nada sobre isso",  começa por dizer Morrisey numa declaração sobre direitos dos animais, aquecimento global e justiça social. De acordo com uma reportagem do Guardian, vários grupos ambientalistas começaram a fazer pressão aos candidatos autárquicos de Londres para que digam o que farão para tornar a cidade melhor e mais limpa. "A indústria animal não mostra compaixão com o planeta ou com as mudanças climáticas ou saúde pública", continua Morrisey no seu depoimento, e acrescenta : "É um tema que continua abafado e afastado do debate político o que demonstra bem a importância que lhe é dada".

Após ter-se tornado vegetariano, aos 11 anos, Morrissey sempre defendeu os direitos dos animais ("Meat is Murder", foi número 1 em Inglaterra, em 1985). Recentemente, tornou-se ainda mais entusiasta desta causa que o levou ao lançamento do seu décimo álbum intitulado "World Peace Is None of Your Business", e aproveitou para incluir um vídeo ao lado da igualmente defensora dos animais, Pamela Anderson. No mês passado, foi o porta-voz contra a famosa marca "Supreme" porque esta era patrocinada por uma conhecida marca de hambúrgers conhecida por "White Castle". Depois de ter sido fotografado para uma campanha da "Supreme" por Terry Richardson, Morrissey tentou impedir o lançamento das fotos dizendo que "a Supreme foi patrocinada pelos hambúrgers White Castle".

Apesar das tendências de loveably excêntrico ou de lirismo melancólico,  Morrissey é, há muito, identificado entre as gerações que já se sentiram marginalizadas por regimes políticos capitalistas e os seus efeitos sobre a estrutura social. Ter este iconoclasta a resistir em lutas políticas pelos direitos dos animais e protecção do clima poderá realmente estimular algumas mudanças reais. "If you think peace is a common goal", cantou em 1987, "that goes to show how little you know."

 

Sem comentários:

Enviar um comentário