sexta-feira, 4 de março de 2016

Um caso sério vezes dois...ou três

 Jorja Smith, "Blue Lights" 

No seu vídeo de estreia, a jovem talento questiona o peso na consciência dos jovens negros de hoje em dia numa sociedade imperfeita que os conduz a um problema ainda maior. Uma temática poderosa.
Com 18 anos, Jorja Smith nasceu e cresceu em Walsall antes de se mudar para Londres no final do ano passado. Antes de deixar a cidade natal, lembra diversas vezes estar sentada no autocarro número 4, entre casa e a escola, e observar as pessoas e adivinhar as suas histórias. Foi esta, juntamente com um projeto de escola que envolveu a análise de vídeo das sirenes de Dizzee, que levaram ao nascimento de seu primeiro single - um que iria acumular quase meio milhão de peças em Soundcloud juntamente com o apoio dos "likes" dos "Stormzy and Skrillex".
"Blue Lights é uma canção que escrevi à cerca de um ano. Questiona porque é que existe uma consciência culpada sem termos feito nada de errado", explica Jorja. "O vídeo é sobre um homem negro que retrata três caminhos diferentes que poderia ter seguido durante a vida:  pugilista, polícia ou criminoso. Este homem está lutando consigo mesmo e com a percepção que a sociedade e a autoridade tem dele. Como pode um jovem negro fugir do estigma estereotipado e o ódio contra a polícia se isso está presente em cada livro ou filme que vê? O pugilista está literalmente a ser espancado por percepções da sociedade. A narrativa do vídeo é apenas um exemplo dos estereótipos negativos que muitas pessoas sofrem todos os dias", conta a jovem... promessa.



 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário