terça-feira, 19 de abril de 2016

Quite while you still ahead



A entrada de Axl Rose para os AC/DC caiu como uma bomba no meio musical.
As opiniões não se fizeram esperar, abrindo barricadas pró e contra a entrada do líder dos Guns 'n Roses para a banda australiana.
Rose até seria a escolha correcta. Timbre, postura, qualidade e maturidade poderíam revelar uma escolha ideal para substituir Brian Johnson, mas isso simplesmente não é possível. Não será caso único mas em todos os anteriores as coisas não correram bem, aliás, só em Portugal tenho memória de uma mudança semelhante, por razões distintas, ter permitido à banda em causa aumentar sucessos e esquecer o passado, mal, quanto a mim. Foram os GNR que cresceram quando Rui Reininho tomou as rédeas até ali seguras por Alexandre Soares. Mas a dimensão dos AC/DC não é a dos GNR, talvez se aproxime dos Queen que passado décadas tiveram a coragem de testar, sem êxito mas com bilheteira, a inclusão de Adam Lambert na banda, ou dos Pink Floyd que nunca substituíram Roger Waters, os Joy Division que aceitaram a morte de Ian Curtis, os Rolling Stones seguiram sem Brian Jones ou dos Doors com Jim Morrison.
A verdade é que o próprio Brian Johnson não é um original, uma vez que já substituira Bon Scott, morto por excesso de álcool em 1980 e, antes disso, Dave Evans, esse sim the original, gravou o primeiro single da banda mas...foi demitido. Na altura, os AC/DC, que arrancaram em 1974, estavam em crescendo e as mudanças não terão sido notadas e, por isso, foram aceites e, no fim, acabou por correr bem. O caso agora é diferente, são 42 anos feitos de impressões digitais muito fortes de cada um dos membros, provavelmente incapazes de serem limpas ou postas de parte.
 


Os AC/DC são uma banda assombrada. Bon Scott morreu, Dave Evans foi despedido, Malcolm Young ficou demente, Phill Rudd teve problemas com a polícia e saiu e agora Brian está surdo. Mau demais para uma só banda que, no entanto, criou uma máquina tão grande que pará-la é quase impossível, só a quebra abrupta nas vendas o poderá fazer. Daí que o mais saudável talvez pudesse ser um fim honrado. Os Joy Division remanescentes transformaram-se nos New Order e o projecto não só funcionou como, tal como a banda anterior, tornou-se icónica. Talvez fosse altura dos sobreviventes dos AC/DC pudessem partir para um novo rumo deixando intacto o legado da mais lendária banda hard rock de sempre.
Provavelmente, a presença de Axl Rose durará apenas o tempo da tourneé europeia, numa espécie de balão de ensaio antes de passarem para os concertos norte-americanos. Depois o balanço será feito e a probabilidade de Axl manter-se é quase nula, até porque os Guns mantêm-se. E Brian pode regressar...nunca se sabe.
 

Mas e Axl? O que o motivou?
Não basta ter Slash, nem Slash tem pachorra para tudo, que salva uma banda como os Guns 'n Roses que, reconheça-se, teve um papel fundamental do renascimento do hard rock na década de 90. O virtuosismo do guitarrista apenas foi traído pela volatibilidade de um vocalista que tinha tanto de qualidade como de imaturidade. Desde aí, os Guns acabaram, caíram num poço, reergueram-se mas nunca mais foram os mesmos. O mundo tinha mudado, Axl tinha mudado mas nada seria igual, só Slash e só Slash não chega.
O desafio de integrar os AC/DC, mais do que golpe publicitário de Axl era, muito provavelmente, o concretizar de um sonho. Quantos recusariam integrar, nem que fosse por uma noite uma banda que serviu de inspiração, de referência? Não se pode levar a mal. Tenta, para o bem ou para o mal, mas tenta e tentar nunca pode ser censurável. E há ainda o benefício da dúvida, o quem sabe?
No vídeo que se segue, Axl tenta o Whole Lotta Rosie. Não têm a sonoridade dos AC/DC mas seria injusto dizer que Axl não cumpre...

E sim, os AC/DC (tal como os Cult) são referências minhas no que ao (hard)rock dizem respeito
 


 

1 comentário:

  1. Depois de andar a pensar durante meses se ia ver AC/DC ou Iron Maiden, isto tornou tão facil a decisão...

    É impossível ter o menor apreço pelo Axl depois do que se passou no defunto estádio de Alvalade...

    :)

    ResponderEliminar